blog >>> Empreendedorismo

Startups: o que são, características e exemplos de sucesso

por Redação Xpeed 22/03/2021

Palavra que já é moda e tendência há algum tempo, as ‘startups’ ainda geram bastante dúvida na cabeça das pessoas.

Afinal, startup não simplesmente mais uma empresa, só que no momento inicial e do ‘mundo atual’?

Bem, não é tão fácil assim.

Mas para que entenda melhor o que exatamente é, características e as diferenças para uma empresa convencional, acompanhe este texto até o fim.

 

O que é uma startup

Basicamente, a definição correta de startup se remete a uma empresa que possui um modelo de negócios repetível e escalável.

Costumam ser inovadoras, normalmente usam a tecnologia para o próprio funcionamento e são compostas por um grupo de pessoas com perfil e mindset empreendedor.

 

Características de uma startup

Pode se dizer que uma startup se resume a um modelo de negócios inovador, repetível e escalável.

Mesmo em meio a um cenário de incertezas, não se limita a negócios digitais.

De toda forma, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional e colocar em prática as soluções desenvolvidas.

Muitas pessoas chegam a pensar que startups são somente empresas de internet, o que não é inteiramente verdade.

Sim, elas só são mais frequentes na Internet, até porque é bem mais barato e facilmente propagável criar uma empresa online do que uma de agronegócio, por exemplo.

De forma a explicarmos melhor as três primeiras características citadas neste tópico, detalhamos um pouco mais a seguir:

 

Modelo de negócios inovador

No modelo de negócios, o foco acaba sendo no valor e, consequentemente, na rentabilidade.

O que isso quer dizer?

Que o foco está em como o seu negócio soluciona a dor do cliente de forma lucrativa.

Muitas vezes, o desafio e a prática desse modelo de negócios de startups está em criar algo inovador, seja um produto, serviço ou processo.

 

Repetível e escalável

Para um negócio ser repetível, significa que o próprio é capaz de entregar o mesmo produto em grande escala.

Enquanto isso, ser escalável se remete a crescer cada vez mais sem que isso influencie no modelo de negócios.

Assim, um modelo de negócio repetível e escalável que se adapta bem ao mercado tem grandes chances de ser uma startup de sucesso.

Sem esses dois fatores tão importantes para uma startup, o negócio tem grandes chances de se tornar insustentável.

Isso porque quem empreende com uma startup nunca sabe o dia de amanhã: afinal, a empresa terá capital para se manter?

Portanto, um produto ou serviço altamente repetível e escalável resulta em vantagens, como atingindo um muitos clientes e gerando lucro de forma mais rápida.

 

Exemplos de startups de sucesso

Diversas empresas que hoje são enormes referências nos respectivos nichos de mercado, surgiram como startups.

Apostamos que muitas delas você já conheça, como:

 

PayPal

Fundado no fim do século XX, o PayPal foi pioneiro no envio e recebimento de pagamentos online.

Isso porque essa startup transformou o modo como as transações financeiras eram realizadas e, hoje, é até possível comprar criptomoedas nela.

 

Airbnb

Quando você viaja ou pensa em viajar, você se hospeda em hotéis convencionais ou procura lugares para alugar no Airbnb?

Pois é…

Essa startup é um ótimo exemplo que utiliza o modelo de negócios de marketplace de aluguel.

Lá atrás, a ideia surgiu de uma questão simples que era o de aluguel de casas.

Atualmente, o Airbnb é um caso de sucesso, possibilitando que viajantes aluguem espaços pelo mundo inteiro.

 

Google

Quer um caso mais conhecido que esse?

O site de busca mais utilizado da internet também é uma startup de sucesso e isso pode ser novidade para muita gente.

Aliás, quando surgiu, já existiam vários sites de busca no mercado e o Google não era tão apontado como um dos favoritos ou mais utilizados.

Porém, depois de um bom planejamento e estruturação, o Google soube otimizar as operações que já eram realizadas por outras empresas e se tornou líder com folga no próprio nicho.

 

Principais diferenças entre startups e empresas convencionais

Diferença 1: as possibilidades de crescimento das startups são maiores

As startups, geralmente, são projetadas para crescer rapidamente.

Na prática, isso significa que esses empreendimentos possuem algo que podem vender para um público e mercado muito grande.

Com o grande destaque da internet nos dias de hoje, a maioria das startups acabam sendo da área de tecnologia.

Apesar de não ser um dos requisitos para ser classificada dessa forma, as empresas online podem chegar mais facilmente a um grande mercado do que as que são offline.

 

Diferença 2: o meio de financiamento das startups é outro

As startups buscam investimento financeiro de forma diferente da maioria das pequenas empresas.

Como assim?

Essas tendem a depender do capital que vem de investidores anjos ou companhias de capital de risco.

As companhias convencionais geralmente contam com empréstimos e doações.

Na prática desse modelo, os empreendedores que fundam ou ajudam a fundar a startup tem influência dos investidores nas tomada de decisões – até em forma de conselhos.

 

Diferença 3: as startups têm uma estratégia de negócios “final”

Ficou perdido?

Vamos lá.

Para conseguir financiamento, os fundadores de uma startup precisam:

  • Ter definido o que planejam fazer com a companhia; e
  • Como os investidores serão recompensados nesse tempo e depois, quando o empreendedor decidir vender ou fundir com outra companhia.

Em um negócio tradicional, é diferente, já que não é preciso ter uma estratégia “de saída” logo no começo.

O dono é totalmente responsável pelo futuro da empresa, dependendo apenas dele administrá-la, decidir vender, fundir ou lançar no mercado de ações, por exemplo.

 

Diferença 4: cenário de mais incertezas

Como procura ser disruptiva, dificilmente uma startup vai ter um manual de como ser bem-sucedida, certo?

Dessa forma, não há como afirmar se a ideia ou projeto de empresa vai de fato deslanchar e o caminho a ser trilhado pelo empreendedor costuma ser bem incerto.

É justamente por isso que tanto se fala em investimento para startups e a estratégia de negócios é diferente de como acontece em empresas tradicionais.

Botão Quero Fazer Parte do Canal da Xpeed no Telegram

Redação Xpeed

>>> Newsletter

Informações, novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.