Se você está no mundo do empreendedorismo e ainda não está por dentro do que significa ‘pitch’, este é o texto ideal para você saber de uma vez por todas do que se trata.
E não só isso, também terá uma ideia bem melhor de como elaborá-lo da maneira mais adequada possível usando a seu favor.
Para atingir essa meta, traçamos os seguintes tópicos para você:
Comecemos!
Para quem não sabe, o termo é comumente usado para descrever uma apresentação rápida sobre uma ideia, seja ela:
No campo do empreendimento, é conhecida como uma prática muito positiva, especialmente para captar parceiros e investidores.
Popularizada no universo das startups, é usual haver em eventos do setor um espaço dedicado para apresentações de pitch.
Aliás, se engana quem pensa que pitch também pode ser uma reunião de negócios, a oficialização de uma parceria ou o cumprimento de uma venda.
Na verdade, é mais apenas o pontapé inicial para um futuro investimento ou compra – dependendo do lado em que você estiver – em um primeiro contato com o investidor ou cliente.
Então, se você precisa convencer um determinando público a acreditar no seu negócio, o pitch é um ótimo espaço para isso, servindo para qualquer empresa.
O que você, empreendedor, precisa ter em mente é que deve dizer em poucas palavras o que é seu projeto, em qual mercado vai atuar, qual sua solução e o que busca com tudo isso.
Geralmente, essa apresentação dura pelo menos de três a cinco minutos, mas também podendo levar de 30 segundos a 20 minutos.
Usado como sinônimo de pitch, esse modelo diz respeito a um possível cenário envolvendo o elevador.
Como assim?
Visualize que, ao estar em um elevador, entra um grande investidor em potencial e você quer apresentar suas ideias convencendo-o de que são boas.
Agora, por estar em um elevador, o tempo que você tem é curto, então precisa ser sucinto e prático até que a porta se abra novamente e ele continue seu trajeto.
É desse contexto que surgiu esse termo.
No português, significa o “pitch de uma frase” e é exatamente o que você está pensando: chamar a atenção de possíveis parceiros para o seu negócio utilizando apenas uma sentença.
Para quem não conhece direito seu empreendimento ainda, pode parecer até complicado conseguir resumir seu projeto em uma única frase e, ao mesmo tempo, atrair o interesse de investidores em potencial.
Mas se você conhece detalhadamente as características do seu projeto, basta procurar as palavras-chave principais sobre.
Se bem selecionadas, essas palavras podem impressionar o ouvinte e, a partir daí, abrir portas para uma conversa mais longa.
Este tipo de pitch se remete à utilização de recursos visuais, como slides, que dão suporte à sua fala na hora da apresentação da ideia.
Assim, é possível trazer até argumentos que chamam a atenção de outros sentidos para engajar de vez seu público.
As apresentações desse modelo são feitas pelo Power Point ou Prezi, por exemplo.
Porém, é importante ficar atento para não fazer dos recursos visuais um meio para atrapalhar a sua “defesa oral”.
Como sabemos, muitas vezes, a utilização de slides pode matar a venda das suas ideias se mal trabalhadas.
Tenha em mente que eles estão lá para oferecer suporte ao seu discurso e não ser a atenção principal.
Então, use o layout da apresentação para:
Elencamos aqui as etapas principais a serem cumpridas antes, durante e depois do seu pitch.
Dá só uma olhada no que não pode faltar para que você possa ter um pitch de qualidade:
Dificilmente, conseguimos nos sair bem quando não adotamos um plano estratégico claro, seja para uma apresentação ou até execução de um projeto.
Por isso, estabelecer uma organização e/ou cronograma detalhado do que será feito ou falado é muito importante.
É muito melhor quando temos tudo na ponta da língua na hora de defender uma ideia do que contar com o improviso.
Pelo menos nos sentimos bem mais seguros assim, o que nos dá muita confiança em comentar sobre aquilo que pretendemos criar.
Traçar o principal objetivo do seu negócio dentro desse planejamento não pode ficar de fora.
Quando vamos adentrar um mercado ou nicho específico, é essencial entender como a audiência que queremos alcançar pensa e se comporta.
Dessa forma, as chances crescem significativamente, uma vez que seu negócio está em andamento, o próprio ter sucesso no mercado.
No caso aqui, não estude apenas o público-alvo do seu empreendimento, bem como analise quem estará na hora da sua apresentação para avaliar o seu projeto.
Entender sobre essas pessoas, sua linguagem e gestos, fará com que você possa ter ainda mais noção do que dizer que vai atrai-las.
Já deu para perceber que, independentemente do tipo de pitch que adote, o tempo é curto, então demorar para explicar sobre seu projeto pode ser um grande problema.
Não vá para o caminho de informações e dados complexos.
Em vez disso, separe o que há de mais essencial sobre o que pretende contar e vá fundo.
Se não deixar claro o problema que seu empreendimento busca solucionar, vai ficar muito difícil para o ouvinte compreender a importância da ideia que quer vender.
Por mais objetiva que seja a apresentação, é fundamental encontrar espaço para explicar o problema que sua empresa pretende resolver e como procura fazer isso.
Mostrar que você conhece a respeito dos seus competidores passará mais confiança a quem está te ouvindo que você sabe onde está se inserindo.
Então, nomeie seus principais concorrentes, mencionar seus lugares de mercado e como superá-los.
Isso elevará seu crédito.
Para o público ter uma ideia de como conduzirá seu projeto no dia a dia, é bom explicar sobre seu modelo empresarial.
Comentar sobre quais canais utilizará e como tratará outros aspectos do seu negócio deve fazer a diferença na sua apresentação.
Em muitas ocasiões, depois que apresentamos sobre um determinado assunto, pensamos que se alguém ou algumas pessoas nos fazem diversas perguntas, é porque não fomos claros na explicação.
Mas, na verdade, isso pode apenas significar que tal pessoa realmente está interessada na sua apresentação e ideia.
Imaginando que você domine o tema em questão por completo, provavelmente não será difícil responder algumas perguntas que alguém possa ter em mente no momento.
Então, não esquente em falar tudo no pitch, deixe chegarem as perguntas para complementar as informações do seu negócio.
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