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O que preciso saber para empreender em 2021?

por Redação Xpeed 15/01/2021

Bem no fim de 2020, discutimos as características essenciais para empreender em 2021 subindo de nível, e agora chegamos com os principais pontos para se ficar de olho neste ano.

Aliás, se você ainda não leu o artigo anterior sobre as características que todo empreendedor precisa ter, recomendamos que visite o link antes de continuar lendo este texto.

Pronto?

Então, comecemos!

Pensando no máximo de contexto possível que envolve empreender ou começar a empreender, pensamos o conteúdo na forma abaixo:

  • Tipos de empreendedorismo;
  • Elemento pandemia e setores em alta;
  • O que considerar para seu plano de negócio.

 

Tipos de empreendedorismo

Talvez para a surpresa de alguns, não há apenas uma maneira de empreender, ou seja, não há só um caminho ou um setor.

Por exemplo, o fundado de uma startup, um MEI e o dono de uma franquia estão todos empreendendo, sim, mas de formas diferentes.

Quer entender melhor como isso tudo acontece?

Abaixo, um Xpeed elenca como 5 principais ou mais comuns modalidades de empreendedorismo , para ver qual se encaixa melhor com seu perfil:

  • Empreendedorismo social;
  • Empreendedorismo digital;
  • Empreendedorismo informal;
  • Empreendedorismo individual;
  • Empreendedorismo de franquias.

 

  1. Empreendedorismo Social

Dentre todos os tipos de empreendedorismo, o social é um dos mais diferentes.

Sabe por quê?

Porque aqui, por exemplo, o lucro fica em segundo plano. Ou melhor, tem uma destinação bem específica.

O foco, pode se dizer, é o desenvolvimento, seja de uma comunidade, escola ou até de uma causa ambiental.

De forma geral, o objetivo é  causar um impacto positivo na sociedade , seja em que área for.

Então, o desafio acaba sendo fazer dar certo dois fatores: realizar um trabalho com impacto positivo, ao mesmo tempo em que conseguir reunir recursos financeiros para manter o projeto em funcionamento, seja via patrocínios ou com o recebimento de doações.

Bons exemplos de empreendedorismo social são o GRAACC, que atua no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer infantil; e o Jovens Falcões, que busca estimular o protagonismo de jovens de comunidades carentes para serem agentes de transformação social.

Aliás, esta modalidade de empreendedorismo é, mesmo, muito comum entre os jovens que ainda estão nas faculdades e têm o sonho de mudar o mundo.

 

  1. Empreendedorismo Digital

Este é um dos mais utilizados, conhecidos e vistos no mundo de hoje.

Dificilmente, quando se passa pelo vários espaços da internet não há um exemplo ou referência de empreendedorismo digital.

Por sinal, uma das razões para o crescimento do empreendedorismo no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo é o cenário digital.

Com as novas tecnologias, como nuvem em nuvem, ea presença massiva da Internet e de smartphones, foram elevados as condições para que empreendedores pudessem desenvolver serviços e produtos digitais.

Dessa forma, uma das características do empreendedorismo digital é que ele é  muito versátil  e atende:

  • Lojistas (comércios eletrônicos);
  • Produtos de conteúdo (com infoprodutos, vídeos e podcasts);
  • Aplicativos;
  • Outros serviços no meio (como o Uber e Netflix).

Entre as várias vantagens que o empreendedorismo digital oferece, está também a possibilidade de trabalhar de casa: para isso, basta que se tenha acesso à internet.

Dá para perceber, então, que as vantagens deste tipo de empreendimento são inegáveis, já que inspiram comodidade, flexibilidade e qualidade de vida.

Além disso, normalmente, o empreendedorismo digital não exige investimento inicial tão pesado e nem uma estrutura física complexa para funcionar.

É importante destacar que quem trabalha no mercado digital tem indicadores de desempenho diferentes da loja física, podendo acompanhar essas métricas para melhorar a experiência do usuário.

Os cliques formam a jornada do consumidor, e você nem precisa desenvolver o seu próprio site para isso.

Plataformas como a OLX, Mercado Livre e Hotmart servem para divulgar os seus produtos, por exemplo.

Tipos de empreendedorismo

 

  1. Empreendedorismo Informal

É aquele praticado pela maioria dos brasileiros que não conseguiram abrir o próprio negócio formalmente.

Exemplos? Os vendedores ambulantes, barracas de rua e outras ações do tipo.

Este não acaba sendo o tipo de atividade econômica ideal, pois conta com menos estabilidade ou proteção no geral.

Assim, por ser informal, sofre uma série de restrições, como acesso a serviços de crédito e outros benefícios.

O ideal é que o empreendedor informal tente se formalizar e  tornar-se um empreendedor individual, mas grande parte da população não possui essa condição favorável .

Para se ter ideia, nesta modalidade de negócio, a ideia principal é atender às necessidades de curto prazo e, geralmente, só garantia básico para a prioridade.

As maiores vantagens ficam mesmo por você ser o próprio patrão, não pagar impostos pela atividade exercida e poder fazer seus horários como bem entendido, mesmo com uma remuneração instável.

 

  1. Empreendedorismo Individual

Este quarto tipo é uma tendência relativamente recente que permite que um profissional empreenda por conta própria no mercado nacional.

Via de regra, existem duas maneiras de fazer isso: tirando um  MEI  (Microempreendedor Individual) ou abrindo uma  EIRELI  (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

O microempreendedor individual, aliás, costuma atuar de forma autônoma ou freelancer como cabeleireiro, designer, jardineiro e outros.

Então, ele não pode ter, no caso, mais de um funcionário e mantém as obrigações com o Fisco pagando tributos em um único boleto mensal.

Na prática, trata-se de um tipo de empreendedorismo com menor escala de ação, mas fácil de começar e operar no mercado.

Dessa forma, para quem tem a oportunidade de trabalhar como profissional liberal, é uma ótima maneira de começar um negócio e ganhar mais dinheiro.

 

  1. Empreendedorismo de Franquias

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é que você está empreendendo com um modelo de negócio que já foi testado e com o apoio de uma empresa que conta com conhecimento importante para facilitar as coisas.

Por isso, em teoria, esse é um dos tipos de empreendedorismo mais fácil de ser desenvolvido, pois conta já com processos bem definidos e você não precisa esquentar a cabeça em começar tudo do zero.

Aliás, para quem não gosta de assumir riscos, é uma boa opção a se considerar.

Havaianas, O Boticário, escolas de idiomas e fast foods em geral são exemplos de franquias no Brasil.

No entanto, saiba que tudo isso não significa que a vida de um empreendedor de franquias seja tranquila.

Pelo contrário, a atividade com desafios e claros.

 

Elemento pandemia e setores em alta

Uma pandemia causada pela grande emancipação do novo coronavírus no mundo nos trouxe diversas consequências, e uma delas foi o desenvolvimento de alguns setores.

Principalmente, aquele que funciona bem na internet, com menos contato humano e sustentáveis.

A seguir, destrinchamos 5 áreas que andam sendo destaque durante este período e devem seguir de tal forma por mais algum tempo, pelo menos.

 

Saúde e higiene

Como ainda estamos pelo período de pandemia, setores como saúde, limpeza e higiene alternativa um crescimento permitido desde o início desde 2020 e em 2021 não será diferente.

É novidade para quase ninguém que, no ano passado, a venda de álcool em gel, desinfetantes, produtos antissépticos e para cuidado pessoal dispararam, assim como a comercialização de máscaras e luvas de proteção.

Após a pandemia, não será tão diferente assim …

O ‘novo normal’ ainda exige muitos cuidados com a higiene e a limpeza, esses setores também uma tendência de negócio para o empreendedor em 2021.

Dessa forma, negócios como o de higienização de sofá e outros estofados, limpeza especializada de ambientes e produtos de limpeza seguirão tendo grande procura.

 

Jogos para celular

Um mercado que já vinha numa forte crescente praticamente desde o começo deste século é o dos games.

E o mesmo explodiu ainda mais durante uma pandemia, com uma receita 12% maior em 2020 no comparativo anual. O dado vem de novo relatório da SuperData , braço de análise de entretenimento de Nilsen.

De acordo com o levantamento, o setor de jogos digitais teve receita de US $ 126,6 bilhões em 2020. O mercado de jogos mobile ainda é hegemônico no topo, sendo responsável po 58% do faturamento anual do setor.

Essa receita exorbitante é graças ao aumento exponencial de downloads de jogos para celular.

Então, neste cenário, o desenvolvimento de jogos para celular se torna um negócio em potencial para este ano.

 

E-commerce e infoprodutos

A pandemia fez com que muitos profissionais perdessem seu emprego e, então, não só a busca pelos conteúdos e produtos online, bem como, por consequência, e-commerces, lojas e cursos virtuais cresceram muito durante o período de isolamento.

Dessa forma, os negócios digitais em geral são mais um exemplo de área que já eram uma tendência antes mesmo da pandemia e chegaram para permanecer.

Isso abre uma possibilidade maior para as pessoas que possuem um bom conhecimento sobre um assuntoem iniciarem e montarem um curso a distância ou investirem em e-commerces para vender produtos, por exemplo.

Muitas pessoas acabam, hoje em dia, pegando um hobby ou algo que gosta bastante de fazer para transformar num ‘infoprofuto’ pela internet.

A chegada do novo coronavírus fez, de fato, o comércio online se tornar a principal forma de consumo em 2020 e um setor em alta para empreender em 2021.

Aliás, um ramo de negócio digital para se apostar no próximo ano é o das startups “techs”, que utilizam soluções projetadas com base em tecnologia e atuam onde as empresas tradicionais ainda não chegaram.

Já os tais dos infoprodutos digitais, como e-books, cursos online e outros materiais, podem ser comercializados para o público que consome cada vez mais conteúdos online, de forma mais simples e prática.

Não é à toa que os infoprodutos seguem como tendência para este ano, com destaque para as videoaulas e cursos online.

No “Guia de Tendências 2020-21 – Sociedade e consumo em tempos de pandemia”, o Sebrae destaca a importância do vídeo como a mais forte comunicação padrão do ‘pós-pandemia’.

E com o YouTube e plataformas como Hotmart e Monetizze, fica acessível monetizar o conteúdo e transformar sua atividade favorita em um grande negócio em 2021.

Setores em alta para 2021

 

Produtos vegetarianos e veganos

Quer mais um exemplo de mercado em desenvolvimento e que durante a pandemia e 2021 continuará assim?

Pois bem, também temos o mercado vegetariano.

Para se ter ideia, uma pesquisa mais recente do Ibope sobre hábitos alimentares, publicada em 2018, aponta que 14% da população brasileira já se declara vegetariana (ou seja, 30 milhões de pessoas).

Além disso, 55% dos brasileiros também afirmam que consumiriam mais produtos veganos se os ingredientes estivessem indicados na embalagem, enquanto 60% escolheriam a opção vegana se incluído o mesmo preço do produto que costumam consumir.

Mas uma das maiores provas do potencial deste mercado é o fato de grandes empresas de proteína animal como Seara, Sadia, Perdigão e redes de fast-food (McDOnald’s e Burger King) lançaram suas linhas vegetarianas e veganas recentemente.

Enquanto isso, nos pequenos negócios, crescem:

  • Os restaurantes vegetarianos;
  • Empresas de marmitas sem produtos de origem animal;
  • Empresas de cosméticos veganos;
  • Fabricantes de produtos de base vegetal.

É cada vez mais evidente que o veganismo ganha mais e mais adeptos todos os dias, por isso esse é um nicho de negócio que deve ser explorado por quem gosta do segmento de alimentação.

Para quem não é muito ligado no assunto, é um mercado que, apesar de estar em ascensão já há algum tempo, ainda tem uma média baixa de concorrência.

Dessa forma, é possível que investindo nessa ideia de negócio para 2021, você poderá se tornar uma referência dentro da sua comunidade.

 

Cosméticos naturais e artesanais

Na expansão da consciência ambiental e busca por produtos sustentáveis, os cosméticos naturais ganham destaque no mercado de beleza.

Os cosméticos são artigos vendidos mesmo durante as crises, mas a verdade é que atualmente como pessoas físicas se preocupando mais com os compostos que são considerados produtos.

Pelo menos, é o que reforça um estudo da plataforma Teads, publicado em 2020 na Brazil Beauty News, ao revelar que 62% dos brasileiros acreditam que os cosméticos são formulados apenas com ingredientes naturais e naturais.

Várias grandes marcas de cosméticos como Natura e O boticário perceberam essa tendência e já colocaram linhas com produtos 100% naturais, sem uso de insumos de origem animal em seus catálogos.

Pode até não ser tão duradouro até o momento, mas este segmento tem grande potencial de crescimento para este ano, já que está em sintonia com as mudanças de hábitos dos consumidores durante e, mais para frente, pós-pandemia.

Assim, investir na produção de cosméticos naturais e veganos é uma ideia interessante do negócio para 2021.

Além disso, em tempos de pandemia, muitos consumidores também optaram pelo consumo local como forma de apoiar os pequenos empreendedores e o comércio mais próximo à comunidade.

Isso aliado à maior procura por produtos de nicho ofertas ao público um senso de maior originalidade dos produtos.

Nesse sentido, o setor de produtos artesanais se torna uma opção com alto potencial para quem deseja empreender em 2021.

 

O que considerar para seu plano de negócio

Bom, agora que já vimos os tipos de empreendedorismo e os setores mais em alta no momento, um dos últimos passos para finalmente colocar o negócio na prática é fazer o plano de negócio.

E, para isso, são apenas cumprir algumas etapas dentro desse plano.

Dá só uma olhada no que você precisa ficar de olho e não deixar de fazer com o seu empreendimento.

 

Coordene uma pesquisa de mercado

Este primeiro ponto é essencial para entender logo de cara o que há de mais importante sobre o mercado em que está se exibido, seja:

  • Gosto e opinião dos consumidores;
  • Nível e quantidade da concorrência;
  • Maiores oportunidades e compensação.

Dessa forma, fica muito mais compreensível e acessível para visualizar o panorama do espaço em que está colocando.

Por isso, dedique um bom tempo a essa pesquisa e pneu do público, da concorrência e de outras situações comuns e incomuns o máximo que puder para se preparar de verdade.

Aliás, não se esqueça: analisar o aspecto financeiro diante do que observa da pesquisa é muito importante para não ir gastando sem controle por aí.

Neste momento, cogite usar uma planilha online ou offline para elaborar um formulário com os principais pontos a serem considerados e estudados.

 

Confirme se uma ideia interessa ao público-alvo

Este tópico e quase todos os seguintes, aliás, fazem parte, certa forma, do que será feito para uma pesquisa de mercado.

Então, durante este processo de análise e conhecer melhor o setor em que está entrando, é fundamental confirmar com o seu público-alvo se a ideia que você possui para seu empreendimento realmente o interessa.

Se as respostas forem majoritariamente positivas ou não, busque extrair dessas pessoas que ofereçam o surgimento de novas ideias.

Isso para, posteriormente, poderem ser trabalhadas e, assim, virar novas soluções para problemas que, antes, não era percebido.

 

Observe seus concorrentes e o que fazem

Apenas identificar uma concorrência não é o suficiente, é preciso ir além.

E, para ir além, é importante analisar como os seus concorrentes se comportam ao decorrer do tempo dos mais variados cenários e desafios relacionados à frente deles.

Aliás, este é um hábito de observar quem já está no mercado é algo que não pode ser perdido com o tempo, precisa ser contínuo.

Só assim para seguir tendo uma melhor noção e avaliação da qualidade do que prática no dia a dia para o seu público.

Em alguns momentos, você vai identificar que tomar atitudes semelhantes aos deles e, em outros, não.

Mas só ao longo do tempo e com experiência adquirida, que você vai percebendo cada fase dessa com mais eficiência e qualidade.

 

Defina o diferencial competitivo

Esta parte é praticamente a primeira conclusão que você deve ter em mente, ao decidir investir no próprio negócio.

Mas também não se desespere se sabe que quer começar um empreendimento, mas ainda não tem ideia do diferencial.

Isso pode ser descoberto durante a pesquisa de mercado, por exemplo, bem no momento que perguntando as pesquisas do público e analisando os concorrentes.

De uma maneira ou de outra, é de extrema importância que se tenha conhecimento disso.

Afinal, esse acaba sendo um dos fatores principais para se destacar e crescer em qualquer mercado.

De outro modo, você acaba sendo só mais em um negócio qualquer e comum

Já existe em contar para seu consumidor em potencial que seus produtos e serviços possuem exatamente a mesma coisa que vários outros já têm?

Como você vai convencê-lo de que aquilo que você está mostrando vale a pena com que uma pessoa própria troque pelo seu?

Por fim, depois de definido esse diferencial diferencial, dê um jeito de posicioná-lo bem em destaque nos anúncios do seu negócio para o público.

Etapas para seu plano de negócio

 

Verifique se os fornecedores

Provavelmente, se você está se olhando ao mercado já saturado, falta de fornecedores não terá.

Mas o que pode acontecer é de vários deles já serem ocupados com os clientes que possuem antes de você.

De qualquer forma, algum fornecedor que você deve conseguir.

Lembre-se de analisar o fornecedor antes de contratá-lo, porque ninguém quer que quando outro executar sua ideia, realize de forma precipitada.

Afinal, de que adianta uma boa ideia se a prática é mal cumprida, não é mesmo?

Agora, se você está começando num mercado incipiente, a procura por fornecedor pode ser um pouco mais difícil, já que pode haver muito menos opções diante de uma demanda menor.

Porém, isso não quer dizer também que deve ficar com o primeiro que encontrar pela frente.

O processo de e conversa com o fornecedor é igualmente importante e necessário aqui.

Então, fique atento!

 

Considere cenários bons e ruínas

Nesta etapa, o que você puder procurar e encontrar de cases e exemplos positivos ou negativos, faça!

Nunca será atitude demais para você tentar imaginar como cada do seu negócio pode refletir no mercado como um todo.

Por exemplo, faça pequenos testes para garantir a viabilidade da sua ideia antes de ela sair do mundo afora.

Dessa forma, os riscos serão menores uma vez que a atividade do seu empreendimento está em andamento e você se sente muito confiante e ‘preparado para tudo’.

 

Mensure os resultados

Por último, mas não menos importante, é calcular os seus resultados.

Isso também te ajudará muito no que fazer ou ajustar para seguir a sua ideia em prática.

Não medo de fazer ajustes, se a situação que é solicitada que você faça isso.

É melhor fazer enquanto é tempo e está ainda no começo do que correr mais riscos de colocar tudo a perder mais adiante.

Se possível, realize o registro e controle dos resultados periodicamente, como uma vez por semana, por mês e por aí vai.

Aliás, dentro desses números que você deve anotar aqui, estão pontos como valor dos custos, receita e quantidade de itens vendidos.

Redação Xpeed

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